A Internalização do Ideal de Magreza Afeta os Comportamentos Alimentares Inadequados em Atletas do Sexo Feminino da Ginástica Artística?

Por: , Maria Elisa Caputo Ferreira e Sebastião de Sousa Almeida.

Revista da Educação Física - UEM - v.25 - n.2 - 2014

Send to Kindle


.Resumo

O objetivo do estudo foi averiguar a influência da internalização do ideal de magreza sobre os comportamentos alimentares inadequados (CAI) em atletas de ginástica artística. Participaram 62 ginastas com idade entre 12 e 17 anos. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test (EAT-26) e as subescalas do Sociocultural Attitudes Towards Appearance Questionnaire-3 (SATAQ-3) para avaliar os CAI e a internalização do ideal de magreza, respectivamente. Os achados não demonstraram influência das subescalas do SATAQ-3 sobre a restrição alimentar (p>0,05) e o autocontrole oral (p>0,05), no entanto, indicaram influência da internalização de magreza nos sintomas bulímicos (p<0,05). Logo, pode-se concluir que a internalização do ideal de corpo foi importante preditor para os sintomas de bulimia.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21866

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.