A (In)Visibilidade Do Pensamento Decolonial Nas Dissertações Do Programa De Mestrado Profissional Em Educação Física Em Rede Nacional
Por Samara Moura Barreto (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor), Fernanda Gabriela De Resende Casagrande (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Em contexto reflexivo-dialógico e experiência heurística na disciplina “Problemáticas da Educação Física Escolar da primeira turma Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) no Instituto Federal - o IFSULDEMINAS, nos questionamos: Quais temáticas são problematizadas nas dissertações produzidas no PROEF? Quais apontam para a conscientização de uma educação intercultural e decolonial na e pela Educação Física Escolar? Tais inquietações emergem do posicionamento político e pedagógico afirmado pelo polo do IFSULDEMINAS que constituiu como eixo temático integrador: Educação intercultural, Pedagogia decolonial e Educação Física Escolar, estreitados as linhas de pesquisa. Nesse sentido, o projeto de formação nesse polo busca formar um docente que se posiciona como professora(a) intelectual transformador(a) (COELHO; MALDONADO; BOSSLE, 2022; GIROUX, 1997) no seu contexto educativo, reconhecendo as teorias curriculares da Educação Física Escolar na perspectiva de compreender que todas as suas ações político-pedagógicas estão relacionadas com a formação de um sujeito que vai participar da construção de um determinado tipo de estrutura societária, afirmada por nós sobre uma educação emancipatória pautada na justiça social.