Resumo
A legitimidade da Educação Física Escolar: o olhar dos coordenadores pedagógicos de uma Coordenadoria Regional de Educação da cidade do Rio de Janeiro. 2023. 32p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Muitas questões que antes me inquietavam e permeavam meu imaginário, enquanto professor, tornaram-se ainda mais latentes como o porquê de termos Educação Física na escola. O que garante a oferta da disciplina? Qual a importância que a Educação Física escolar tem para a comunidade escolar e para a sociedade? O que se espera dessa disciplina na escola nos dias de hoje? Tais questionamentos me levaram a refletir sobre o sentido da Educação Física na escola e, para isso, decidi, nesta dissertação de mestrado, entender o que legitima a Educação Física na escola e o que garante que a disciplina estará presente na escola do futuro. Com o objetivo de identificar as concepções dos coordenadores pedagógicos de escolas de uma Coordenadoria Regional de Educação do município do Rio de janeiro, acerca da Educação Física escolar. A pesquisa se justifica ao propor investigar a legitimidade da educação física sob as perspectivas dos coordenadores pedagógicos e possibilitar uma contribuição no panorama acadêmico. A relevância dessa pesquisa incide primeiramente em documentar as percepções dos coordenadores sobre a educação física, nesse sentido, a pesquisa poderá colaborar com a discussão que embasa a formulação de políticas educacionais. Os resultados dessa pesquisa têm implicações diretas no campo profissional da educação física. Ao identificar as percepções dos coordenadores, a pesquisa oferece uma visão crítica sobre a legitimidade da disciplina, destacando áreas que exigem atenção e melhorias. Será apresentado uma revisão integrativa pois possibilita combinar estudos com diversas metodologias da produção acadêmica sobre a legitimidade da Educação Física enquanto área escolar. Foram escolhidas cinco revistas acadêmicas que possuem relação com o debate sobre a educação física escolar. De acordo com Arnaud (1989) para uma disciplina compor os programas escolares necessita de pelo menos três condições. A primeira é que o legislador lhe atribua finalidades. O legislador deve atribuir finalidades à disciplina, ou seja, deve provar a utilidade da educação física e definir suas finalidades de acordo com um sistema de valores estreitamente tributário das condições políticas, sociais, econômicas ou culturais próprias de uma época. A abordagem da pesquisa caracteriza-se como quantitativa, pois serão utilizados dados estatísticos e quantificados, observando que tudo seja mensurável. Em relação aos objetivos, será definida como sendo tipo descritiva exploratória. O instrumento de coleta de dados será o questionário. O questionário será com questões fechadas. O roteiro de perguntas será construído coletivamente com o grupo de pesquisa e posteriormente avaliado por dois especialistas no tema. Os participantes serão escolhidos a partir do seguinte critério de inclusão: Ser coordenador pedagógico em efetivo exercício da função na Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro na 10ª Coordenadoria Regional de Ensino. As questões do questionário serão tabuladas e, em seguida, analisadas por meio de uma análise estatística descritiva simples. Os resultados serão apresentados em tabelas para facilitar a apresentação.