Resumo

Como um dos esportes mais praticados no contexto brasileiro, o Voleibol configura-se como uma prática dinâmica, em que seus jogadores interagem cooperativa e opositivamente com os demais participantes. Nesse contexto, a Praxiologia Motriz surgi como uma teoria referente a jogos e esportes que objetiva desvelar a lógica interna dessas práticas motrizes com base em suas regras. Com isso, esta pesquisa objetivou analisar a lógica interna do Voleibol, a partir do Sistema de Classificação CAI e dos Universais Ludomotores, bem como os momentos do jogo e as interações motrizes de cooperação e/ou oposição estabelecidas entre eles, segundo a Praxiologia Motriz. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de caráter exploratório, por meio da qual constatou-se que, alicerçado dos conhecimentos da Praxiologia Motriz e de seus instrumentos de análise, torna-se possível desvelar a lógica interna do Voleibol, com o intuito de compreender sua estrutura e características relevantes que devem ser contempladas durante todo seu processo de ensino. Portanto, os conhecimentos propostos por essa teoria científica dão embasamento teórico ao trabalho do professor ou treinador no desenvolvimento dos saberes referentes ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento dessa modalidade esportiva, auxiliando, também, aqueles que nele atuam (alunos ou atletas), independentemente do ambiente no qual estiverem inseridos.