A Motivação e a Autoestima de Adolescentes em Um Projeto de Dança
Por Maria Auxiliadora Mourthé Motta (Autor), Sophia Mourthé Motta (Autor), Rafaela Liberali (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 11, n 2, 2012.
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar o nível de motivação e autoestima de adolescentes do sexo feminino de um projeto social de dança. Para coleta de dados foram aplicados dois questionários com perguntas fechadas, um sobre a motivação na dança, proposto por Gaya e Cardoso (1998), e outro, sobre autoestima (ROSENBERG, 1989). Existem diferenças estatisticamente significativas na análise do “por que participa do projeto de dança”. Os amostrados responderam que a dança é “muito importante” para a saúde, porque querem ser bailarinos quando crescerem, para aprender novas danças. A média obtida entre os participantes indicou uma boa autoestima. Pode-se notar que as adolescentes que dançam aceitam o projeto social como um caminho na realização de um grande sonho; “ser uma bailarina quando crescer”, com novas experiências.