Resumo

Esta dissertação tem como objetivo investigar a motivação de professores e estudantes do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino, na região noroeste do Paraná no período da Pandemia de Covid 19. Para isso, a pesquisa divide-se em três partes: Estudo 1 se refere à revisão integrativa acerca da motivação de estudantes e professores de Educação Física Escolar; Estudo 2, buscou compreender a motivação de professores da educação básica de duas escolas públicas no noroeste do Paraná; Estudo 3, trata-se da motivação de estudantes e professores de Educação Física do Ensino Fundamental, do município de Maringá-PR no período da Pandemia de Covid 19. No estudo 1, as buscas para a revisão integrativa foram realizadas na base de dados Lilacs, no período de 2010 a 2021, a partir dos termos: “Motivação” and “Educação Física” em português, inglês e espanhol. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 14 (catorze) artigos para análise final. Verificou-se que a motivação é um fator fundamental no processo de ensino, relacionando-se diretamente com a aprendizagem. No estudo 2, foi utilizado como instrumento uma ficha de identificação sócio demográfica e o questionário Escala de Motivação Docente (EMD) validado para a língua portuguesa por Davoglio e Santos (2017). A amostra foi composta por 33 professores na faixa etária entre 25 e 59 anos, das cidades de Maringá e Paiçandu no Paraná. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, os testes Shapiro Wilk, teste t de Student e Anova oneway, assim como o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Constatou-se que os professores estão na fase de afirmação, diversificação e renovação da carreira, em consequência a motivação caminha para a autodeterminação. No estudo 3, foram utilizados dois instrumentos, além do questionário sócio demográfico: para verificar a motivação dos estudantes foi usado o Questionário Escala de Necessidades Psicológicas Básicas Para o Exercício (BPNES) validado para a língua portuguesa por Costa (2017); para verificar a motivação dos professores, foi utilizado o questionário Escala de Motivação Docente (EMD) validado para a língua portuguesa por Davoglio e Santos (2017). A amostra foi composta por 162 estudantes com faixa etária entre 06 e 11 anos; e por de 31 professores com faixa etária entre 25 e 59 anos. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial, os testes Shapiro Wilk, e Friedman (p<0,05). Concluiu se que os estudantes encontram-se motivados a partir do desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas e os professores apresentaram níveis de satisfação das necessidades psicológicas básicas, resultando na motivação autônoma.

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