Resumo

A prática multiprofissional dentro da realidade da saúde brasileira vem como forma de potencializar a qualidade do atendimento para a população, entre elas estão residências multiprofissionais que, de acordo com o Ministério da Educação, foram criadas para atender as necessidades locais e regionais. Sabendo disso, o Projeto HiperDia sistematizou estratégias de intervenções, com discentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), voltadas para à promoção e proteção à saúde relacionado a Hipertensão e Diabetes em uma Unidade de Saúde da Família. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi apresentar experiências do trato com o trabalho multiprofissional do Projeto HiperDia com a comunidade em uma unidade de saúde. Foi realizado um estudo descritivo com uma análise qualitativa. O projeto ocorreu semanalmente na unidade de Saúde da Família de Vila União, com o público da comunidade local, sendo ministrado atividades educativas práticas relacionadas à Hipertensão e Diabetes. Sabendo da importância caráter multidisciplinar para tratar diferentes doenças, as intervenções englobaram estudantes três áreas de saúde: Educação Física, Enfermagem e Nutrição. A partir de estratégias de atividades dinâmicas, relacionadas a hábitos alimentares, formas de análise da glicemia e pressão arterial e atividade física no ambiente doméstico, aos poucos as intervenções foi despertando interesse e participação de mais pacientes que não só aprendia o que é a doença, como também como minimizar seus efeitos através da melhor qualidade de vida, ou, em outros casos, evitar o seu início ou caráter crônico. A partir disso, podemos perceber, portanto, a importância projetos de intervenções multidisciplinares para a população como estratégia de promoção e proteção à saúde. É possível observar que o problema do sedentarismo relacionado com maus hábitos de vida e pela falta de acesso a informações básicas pode potencializar os danos.