Resumo

Atletas trans e atletas com variação intersexual têm encontrado inúmeros obstáculos para se inserir no esporte olímpico. Esta é uma situação que pode ser vista tanto na categoria masculina quanto na feminina, mas, nos últimos anos, os debates sobre a elegibilidade dessas/es atletas ficaram mais intensos e visíveis na categoria feminina. Na maior parte do tempo, as discussões tentam responder a duas perguntas: primeira, tais atletas podem ou não participar das competições olímpicas na categoria feminina, e por quê? Segunda, em caso de resposta positiva à inclusão, o que é preciso fazer para adequar o rendimento destas atletas ao que é percebido na categoria feminina? Nesta pesquisa, no entanto, trabalha-se com outra perspectiva. Aqui é feito um resgate sócio-histórico que objetiva compreender por que alguns corpos foram considerados legítimos para a categoria feminina, enquanto outros não. Ao contrário do que se pode pensar, este desafio está colocado para a gestão olímpica desde a década de 1930. Suspeitando que homens estivessem invadindo a categoria feminina, dirigentes do Comitê Olímpico Internacional e das Federações Internacionais, deram início às primeiras discussões sobre quais medidas protetivas deveriam ser tomadas. A partir disso, começou-se a criar uma política do corpo verdadeiro (somente para a categoria feminina), que pode ser conferida até os dias de hoje. Baseando-se em noções culturais de gênero e, em tensões geopolíticas, as equipes envolvidas no projeto de criação das mulheres legítimas para o esporte olímpico, conseguiram validar e implementar diferenciados protocolos de verificação de gênero que acabaram prejudicando também as mulheres cisgêneras. Buscando compreender como este processo se desenvolveu, duas metodologias foram usadas neste trabalho: a genealogia de Michel Foucault, para investigar quais tensões sociais moldaram e/ou distorceram as normas de gênero dentro da categoria feminina, e também as narrativas biográficas de atletas olímpicas brasileiras que tiveram suas subjetividades atravessadas pelas práticas e regulamentações de controle. Como resultado das investigações, constatou-se que as autoridades esportivas, muitas vezes, se respaldam em argumentos de caráter coloniais eugenista da epistemologia binária criada na Europa durante o século XVIII. De modo sucinto, foi neste período histórico que se separou o corpo em modelos biológicos binários estáticos e distintos e, se iniciou uma organização social a partir do corpo. Com base nisso, o presente trabalho sugere que as gestões olímpicas e federativas, denominaram um padrão normativo de corpo para a categoria feminina que ao longo da história culminou com a aniquilação da variabilidade biológica 
 

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