A Nova Política Para o Ensino Médio: Um Estudo da Educação Física a Partir das Novas Diretrizes e dos Novos Projetos Pedagógicos
Por Carmem Elisa Henn Brandl (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 24, n 3, 2003. Da página 71 a 87
Resumo
A pesquisa teve como objetivo conhecer a realidade da educação física no ensino médio dos colégios estaduais de Marechal Cândido Rondon – PR, através da análise dos novos projetos pedagógicos das escolas e do discurso dos dirigentes e professores de educação física desses estabelecimentos de ensino. Pôde-se verificar que todas as escolas realizaram e continuam realizando alterações nos seus projetos. Ao comparar as propostas (projetos) com a realidade das aulas de educação física, através do discurso de seus dirigentes e professores, pode-se concluir que houve grande avanço na disciplina, porém existem algumas divergências entre proposta e realidade, desde a fase de elaboração e aprovação dos projetos até a sua aplicação no dia a dia.