A Olimpíada e a Escolarização da Educação Física no Espírito Santo: 1946-1954
Por Marcelo Laquini Eller (Autor), Marcela Bruschi (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Wagner dos Santos (Autor), Omar Schneider (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 3, 2015. Da página 389 a 400
Resumo
Analisa a temática da Olimpíada Escolar no Estado do Espírito Santo entre 1946 e 1954. Objetiva compreender a relação da Olimpíada Escolar com o processo de escolarização do esporte como conteúdo da Educação Física. Opera com o conceito de civilidade desenvolvido por Elias (1992) e Da Matta (1994), e com o modelo do paradigma indiciário e de circularidade proposto por Ginzburg (1989, 2000). Utiliza como fonte os jornais A Gazeta e A Tribuna e o arquivo pessoal de Aloyr Queiroz de Araújo. As Olimpíadas Escolares constituíram um importante evento para o governo e para a sociedade capixaba. Esse acontecimento tinha como foco os estudantes do ensino secundário, com o objetivo de envolvê-los em um projeto nacional, educativo e civilizatório que, por sua vez, era coordenado, entre os anos de 1946 e 1954, pelo Serviço de Educação Física, localizado na Escola de Educação Física do Espírito Santo.