Resumo

A educação física possui características próprias na escola que geram diferentes representações acerca de sua atuação no ambiente escolar. Não podemos concebê-la descontextualizada da comunidade na qual se insere, entretanto, muitas vezes verificamos discursos teóricos que se distanciam e se contradizem no momento de colocá-los em prática. O presente trabalho é um estudo descritivo no qual verificamos impressões e opiniões de alunos do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental acerca de temas relacionados ao universo da educação física e dos esportes entre escolas com propostas distintas, uma baseada nos esportes e na descoberta de talentos esportivos e outra com um programa voltado à participação, discussão e reflexão de temas relacionados à cultura esportiva e corporal. A relevância da disciplina na grade curricular, a imagem dos professores, os conteúdos, os critérios de avaliação, as competições escolares e o talento esportivo são alguns dos temas eleitos para o trabalho. As respostas das duas escolas foram observadas também sob o ponto de vista sociocultural dos atores e de suas famílias. A partir dos resultados verificamos que certos aspectos recebem influência dos programas de educação física escolar e da intervenção dos docentes outros são orientados por idéias ou condições já cristalizadas na sociedade resultando na construção das opiniões pelos alunos

Acessar Arquivo