A parceria interdisciplinar nas trilhas em aulas de campo entre educação física e geografia: o projeto de extensão “expedições do Cefet-Rj - campus Petrópolis”
Por Marcelo Faria Porretti (Autor), Fillipe Fernandes Rodrigues de Oliveira (Autor), Fernando Amaro Pessoa (Autor).
Resumo
Em 2015 iniciou-se no campus Petrópolis do CEFET/RJ o Curso Técnico em Telecomunicações Integrado ao Ensino Médio e com ele desafios presentes em todo o processo educacional. A Educação Física, que no âmbito escolar é quase sempre vista como uma aula feita para os discentes extravasarem suas energias, fazendo-os sair da sala de aula, engajou-se nesse processo. Somando a proposta biopsicossocial, que entende a saúde dos indivíduos como decorrentes de diversos fatores, como biológicos, sociais, ambientais e profissionais (FARINATTI; FERREIRA, 2006). O CEFET/RJ – campus Petrópolis encontra-se em um município que se destaca na questão ambiental, principalmente em relação ao percentual de fragmentos florestais e quantidades de áreas protegidas se comparado com os municípios de seu entorno, abrigando importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica em unidades de conservação distintas, como por exemplo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um dos mais antigos do Brasil, e na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis, a primeira criada em nosso país. Nesse sentido, percebe-se uma necessidade cada vez maior de projetos que estejam de acordo com o paradigma ecológico atual, os quais podem ser desenvolvidos com grande potencial em instituições de ensino, aliando também a pesquisa e a extensão. Assim, a atividade de campo aparece como uma prática essencial e enriquecedora, proposta nesse projeto através de expedições mensais, apresentando-se como ferramenta de ensino/aprendizagem.