Resumo

INTRODUÇÃO
A comunicação e a mídia, em particular, têm sido um tema emergente no campo da Educação Física e das Ciências do Esporte no Brasil. Trata-se de um campo teórico desafiador e de grande importância na formação de novos pesquisadores. Um caminho capaz de promover o debate, para além das manchetes, e de refletir sobre múltiplos temas e enfoques.
Compreender os meios e as mensagens presentes na comunicação e entender o tempo de incertezas que estamos vivendo requer ir além do que se mostra. Nos diversos espaçostempos da Educação Física, o desafio é levar novas sínteses acerca da mídia esportiva para as comunidades e buscar qualificar o texto e o contexto da notícia. No entanto, pensar as mídias significa compreendê-las de forma mais ampla, levando a informação apropriada no momento certo e lançando mão de possibilidades críticas, criativas e interativas. Desse modo, mídia, escola e universidade não podem ser pensadas de forma dissociada e encontram no papel do professor o eixo estratégico da formação de um sujeito crítico e autônomo diante das mensagens midiáticas e de sua ressignificação.

Acessar