Resumo

No Brasil, a Pedagogia da Rua marcou a infância de muitos jogadores de futebol, caracterizando um processo de aprendizagem da modalidade com base nos jogos/brincadeiras em ambientes informais. Porém, o jogar/brincar na sociedade contemporânea tem sofrido ressignificações, impactando a cultura lúdica de crianças e jovens e suas relações com o esporte e outras práticas corporais. Sendo assim, a partir de uma abordagem qualitativa e entrevistas semi-estruturadas, este estudo teve por objetivo comparar a cultura lúdica de jogadores(as) profissionais de futebol da atual geração com a cultura lúdica de ex-jogadores, de modo a identificar possíveis similaridades e singularidades no processo de aprendizagem do futebol. Os resultados encontrados sugerem que a Pedagogia da Rua permanece viva na cultura lúdica dos(as) atuais jogadores(as) de futebol. Pois, ainda que o local majoritário de prática, aparentemente, tenha se alterado (deixando de ser a rua propriamente dita, e passando a espaços como quadras poliesportivas), o ambiente informal de aprendizagem colaborativa, que caracteriza a Pedagogia da Rua, segue presente nos relatos da atual geração.

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