A Percepção Da Comunidade Escolar Sobre A Prática Educativa Da Educação Física: Um Estudo Do Tipo Etnográfico Em Uma Escola Da Rede Municipal De Ensino De São José Sc
Por Guilherme Dutra Antunes (Autor), Andresa Silveira Soares (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
Esta pesquisa, ainda em andamento, tem como objetivo geral analisar o olhar da comunidade escolar sobre a prática educativa na disciplina de Educação Física em uma escola municipal no município de São José SC. A movimentação da identidade deste componente curricular, expressam o tipo de Educação Física que os marcaram as experiências e interações dos sujeitos enquanto estudantes do ensino regular. Dessa forma, Morin (2011) nos ajuda a compreender que a cultura é um fator importante para a constituição ou movimentação de uma identidade, pois ela vai caracterizar as sociedades humanas através das linguagens, dos conhecimentos adquiridos, das capacidades que foram aprendidas e das experiências que foram vividas.Esta pesquisa é do tipo etnográfica, em uma escola municipal de educação básica da cidade de São José/SC, e busca compreender e interpretar, sob o olhar do observador, a realidade cultural que deverá ser investigada. Podemos desta forma, conversando com André (2012), relacioná-la com uma descrição cultural e antropológica de uma cultura. Incialmente foi realizado observação do campo de pesquisa para iniciar a busca pelas respostas aos problemas a serem investigados. Em seguida, foi encaminhado um questionário on-line, produzido em matriz analítica a partir dos objetivos do estudo aos segmentos a seres estudados (professores, demais trabalhadores da unidade e pais). Todos os participantes da pesquisa assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido.