Resumo

Introdução: A participação de crianças em atividades esportivas promove experiências em dimensões que não se limitam ao tempo ou ao espaço da quadra. Muitas vezes apontadas por técnicos, as mudanças apresentadas por elas em outras esferas de suas vidas é um campo ainda carente de investigação, especialmente quando versa sobre aspectos ainda subjetivos para faixas etárias mais baixas. Desta forma, capturar a percepção das famílias sobre mudanças apresentadas após o início da participação pode ser um indicador de desenvolvimento positivos de crianças a partir da prática esportiva. Objetivo: considerando esse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar como são as percepções das pessoas responsáveis pelas crianças sobre a participação delas no núcleo de esportes. Metodologia: Para tanto, realizamos um survey dentro de um núcleo esportivo que recebe 50 crianças, de 04 a 12 anos, para aulas de futsal duas vezes na semana. Apenas 15 familiares responderam ao survey. Resultados: Como resultados, as famílias perceberam uma melhora significativa nos aspectos socioemocionais e de aprendizagem das crianças. Quando consultadas sobre mudanças sociais/emocionais, 67% apontam a “autoconfiança” e 60% “socialização” como principais mudanças percebidas. Entretanto, os percentuais para “segurança” e “demonstram companheirismo” ficaram em 33% e 27%, respectivamente. Já no campo da aprendizagem, “maior atenção a questões relacionadas com o esporte” foi o índice apontado por 53% das famílias. Já o quesito “melhoria nas notas” não foi apontado por nenhuma família pesquisada. Conclusões: A partir da análise dos resultados apurados, as famílias percebem desenvolvimento positivo nas crianças no que tange a aspectos emocionais e comportamentais. Quando a dimensão é sobre aprendizagem, as famílias não percebem mudanças nos resultados acadêmicos relacionados aos demais conteúdos educacionais. Contudo, percebem ampliação do interesse relacionado às questões esportivas