Resumo

A presente pesquisa exploratória teve como objetivo identificar, na percepção de licenciandos em Educação Física, quais os livros de metodologias de ensino do esporte que podem ser utilizados como material de apoio didático para elaboração do planejamento e condução das aulas de Educação Física, no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. Participaram da pesquisa 30 estudantes, na faixa etária de 21 a 43 anos. Os participantes responderam de forma remota um questionário semiestruturado. Os dados coletados foram analisados por meio da análise descritiva e posterior triangulação dos dados. Os resultados indicaram que o pensamento renovador da Educação Física foi assimilado por mais da metade dos respondentes. No entanto, a dissociação entre a teoria e a prática ainda parece estar presente na formação inicial em Educação Física.

Referências

ARAÚJO, Pablo Aires; SOUZA, Maristela da Silva; RIBAS, João Francisco Magno. Praxiologia motriz e a abordagem crítico-superadora: aproximações preliminares. Motricidade, v. 10, n. 4, p. 03-15, dez., 2014.

ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Os conteúdos de ensino da educação física escolar: um estudo de revisão nos periódicos nacionais da área 21. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 205-221, jul., 2017.

______. Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola. Pensar a prática, v. 21, n. 4, p. 824-835, dez., 2018.

BETTI, Mauro. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BORGES, Robson Machado e colaboradores. Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa-ação com professores de educação física. Motrivivência, v. 29, n. 50, p. 104-122, abr., 2017.

CARLAN, Paulo; KUNZ, Elenor; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. O Esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica "inovadora". Movimento, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./ dez., 2012.

CARO, Denis Santos; NAVARRO, Antonio Coppi. Análise da disciplina de pedagogia do esporte na matriz curricular dos cursos de educação física na cidade de São Paulo. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 5, n. 18, set., 2013.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

COUTINHO, Nilton Ferreira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Conhecimento e aplicação de métodos de ensino para os jogos esportivos coletivos na formação profissional em educação física. Movimento, v. 15, n. 1, p. 117-144, nov., 2009.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DARIDO, Suraya Cristina; NETO, Luiz Sanches. O contexto da educação física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (Coords.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

EUZÉBIO, Carlos Augusto; ORTIGARA, Vidalcir. Na teoria a prática é outra? Análise do conhecimento esporte nos cursos de formação inicial de professores de educação física no sul catarinense. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 33, n. 3, p. 653-669, set., 2011.

FARRET, Edson Costa; TERRA, Dinah Vasconcellos; FIGUEIREDO, Carlos Alberto. O tratamento do esporte como currículo no curso de graduação em educação física. Pensar a prática, v. 19, n. 3, p. 653-664, jul.,/ set., 2016.

FORTES, Milena de Oliveira e colaboradores. A educação física escolar na cidade de Pelotas-RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista da educação física, v. 23, n. 1, p. 69-78, mar., 2012.

FREIRE JÚNIOR, José Martins; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Estratégias para ensinar esporte nas aulas de educação física: um estudo na cidade de Aparecida/SP. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 28-46, jul., 2017.

GALATTI, Larissa Rafaela e colaboradores. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 639-654, set., 2017.

GINCIENE, Guy; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto. Primeiras aproximações para uma proposta de ensino dos jogos de rede/parede: reflexões sobre o tênis de campo e o voleibol. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 27, n. 2, p. 121-132, 2019.

GIUSTI, João Gilberto Mattos e colaboradores. O ensino do esporte através do jogo: análise, possibilidades e desafios na educação física escolar. Pensar a prática, v. 20, n. 3, p. 433-445, jul./ set., 2017.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime; BORGES, Robson Machado. Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de educação física: mapeando vínculos. Motrivivência, v. 27, n. 44, p. 36-48, mai., 2015.

IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; DARIDO, Suraya Cristina. Sistematização dos conteúdos do voleibol: possibilidades para a educação física escolar. Revista brasileira de ciência e movimento, v.19, n. 2, p. 90-100, 2011.

KUNZ, Elenor. Didática da educação física 1. 3. ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2003.

Acessar