A Performance poética do Slam na socioeducação, hibridações entre corpo e palavra
Por Sueli de Fátima Caetano Coppi (Autor), Débora Cristina Fonseca (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
Nesta comunicação temos a proposta de apresentar os processos de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a contribuição da Poetry Slam para a construção de Projetos de Vida de adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação. Vale ressaltar que a Poetry Slam é uma competição de performances poéticas (batalhas de poesia falada), que foi criada por Marc Kelly Smith, nos nasceu Estados Unidos na década de 1980. Smith apropriou-se do termo Slam dos torneios de baseball, de tênis, de bridge e de basquete para dar nome ao evento poético. Existem três regras principais para construção do slams(poemas) e para a construção das performances, são elas: os poemas devem ser de autoria própria do slammer (poeta) que vai apresentá-lo, deve ter no máximo três minutos e não devem ser utilizados figurinos, adereços e nem instrumento musical. Dessa forma, as performances são realizadas articulando elementos escritos, verbais, visuais e sonoros específicos corpo, afirmando o caráter híbrido próprio da performance. Nesse sentido, é no corpo e pelo corpo que a poesia se realiza plenamente, pois o corpo é ao mesmo tempo o ponto de partida, o ponto de origem e o referente do discurso (CARDOSO, 2009).