Resumo

Serviços constituem a atividade econômica predominante nas relações de consumo  desde a segunda metade  do  século  XX  e,  por  essa  razão,  demandam  a  necessidade  de  aumento  contínuo  da  sua  qualidade.  Por  conseguinte, do monitoramento desta em suas entregas a clientes com foco na fidelização destes pela satisfação  do consumo e resultados dele advindos. Os negócios em fitness estão em expansão em todo o mundo, sendo  progressivo o aumento da concorrência, o que faz com que a parte tangível desses negócios, como técnicas,  equipamentos  e  espaços  físicos,  se  transformem  em  commodities,  não  sendo  mais  fator  de  diferenciação  mercadológica nem fator gerador de fidelidade. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo conceitual  para avaliar a qualidade dos serviços em centros de fitness na cidade do Rio de Janeiro/Brasil, considerando a  perspectiva  dos  clientes  como  base  para  a  sua  construção.  Participaram  voluntariamente  da  pesquisa  216  centros  de  fitness  e,  destes,  foram  pesquisados  657  clientes  regulares.  Foi  aplicado  um  questionário  com  adequações linguísticas e terminológicas para serviços em fitness, proposto por Ko e Pastore. Após a coleta  dos  dados,  os  resultados  foram  tratados  por  meio  da  análise  fatorial  exploratória  (AFE),  com  foco  na  construção de um modelo conceitual com um número menor de dimensões/questões sem perda da qualidade  dos resultados, demandando menor tempo para sua aplicação

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