A Perspectiva dos Clientes na Construção de Um Instrumento Para Avaliar a Qualidade dos Serviços em Centros de Fitness no Rio de Janeiro
Por Edvaldo de Farias (Autor), Luis Felgueiras Quaresma (Autor), José Vilaça Alves (Autor), Eduardo Borba Neves (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 2, 2018.
Resumo
Serviços constituem a atividade econômica predominante nas relações de consumo desde a segunda metade do século XX e, por essa razão, demandam a necessidade de aumento contínuo da sua qualidade. Por conseguinte, do monitoramento desta em suas entregas a clientes com foco na fidelização destes pela satisfação do consumo e resultados dele advindos. Os negócios em fitness estão em expansão em todo o mundo, sendo progressivo o aumento da concorrência, o que faz com que a parte tangível desses negócios, como técnicas, equipamentos e espaços físicos, se transformem em commodities, não sendo mais fator de diferenciação mercadológica nem fator gerador de fidelidade. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um modelo conceitual para avaliar a qualidade dos serviços em centros de fitness na cidade do Rio de Janeiro/Brasil, considerando a perspectiva dos clientes como base para a sua construção. Participaram voluntariamente da pesquisa 216 centros de fitness e, destes, foram pesquisados 657 clientes regulares. Foi aplicado um questionário com adequações linguísticas e terminológicas para serviços em fitness, proposto por Ko e Pastore. Após a coleta dos dados, os resultados foram tratados por meio da análise fatorial exploratória (AFE), com foco na construção de um modelo conceitual com um número menor de dimensões/questões sem perda da qualidade dos resultados, demandando menor tempo para sua aplicação