Resumo

O presente trabalho tem como tema o conceito de lazer observado por uma perspectiva filosófica, em relação ao contexto da Educação Física. Para tanto se objetiva realizar uma análise crítica, feita através de estudo teórico e pesquisa de campo, sobre a representação deste conceito feita pelos profissionais de Educação Física. As origens etimológica e filosófica, e os contextos sócio-culturais envolvidos nas ocasiões históricas que permearam a construção do termo lazer foram utilizados para a confecção do estudo teórico. A palavra lazer surgiu do verbo francês loisir, que por sua vez se origina na forma infinitiva latina de licere, que significa ¨o permitido¨. Diante da escassez de literatura específica abordando este aspecto e da possibilidade de se compreender a importância do lazer na formação pessoal e social, surge um questionamento sobre qual é a representação deste conceito pelos profissionais de Educação Física. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com autores que versam sobre lazer e questionários semi-estruturados respondidos por profissionais de Educação Física. O estudo teórico realizado aponta para a possibilidade de observação do lazer por uma perspectiva filosófica, tendo em vista que aspectos inerentes a sua atual conceituação foram abordados no âmbito da Filosofia. Pretendeu-se realizar uma cartografia sobre a representação dos profissionais de Educação Física sobre o conceito de lazer. Para tal foi feita uma categorização no intuito de englobar respostas que apontavam para um mesmo sentido. Também foram feitas entrevistas com autores que versam sobre o tema lazer, a fim de obter dados sobre o atual estado da arte de forma mais ampla e profunda.

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