Resumo

Este estudo fez o levantamento da pesquisa sobre gênero na Educação Física, entre os anos de 2000 e 2008, buscando identificar e refletir sobre elementos teóricos que fundamentam as publicações da área. Foram encontrados 14 periódicos da área da Educação Física com pesquisas de gênero, totalizando 86 artigos. Os resultados giram em torno de seis categorias temáticas: (1) Diferenças de gênero e práticas sexistas nas aulas de Educação Física, co-educação e aulas mistas; (2) A identidade de gênero (feminilidades e masculinidades) na mídia e nas práticas corporais; (3) Estudos sobre as bases teóricas e produção científica de gênero na Educação Física; (4) Gênero e preconceitos na Educação Física, no esporte e nas atividades de lazer; (5) Diferenças físicas e diferenças comportamentais; (6) Estudos que desvelam o papel das mulheres e das identidades de gênero na história. Os resultados apontam a predominância de pesquisas nas categorias (1) e (2). Destacam-se análises do contexto desportivo, e sobre o corpo, há ênfase na constituição da feminilidade. As categorias aparentes indicam uma orientação metodológica-epistemológica alicerçadas no estruturalismo e no pós-estruturalismo. A produção carece de discussões sobre a sexualidade, homossexualidade, homofobia e gênero na Educação Infantil.
 

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