Resumo

Introdução: O Projeto Centro de Iniciação Desportiva do Distrito Federal (CID) é uma política educacional esportiva com mais de três décadas, organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atende a alunos da rede pública de ensino e tem como objetivo proporcionar vivência na cultura corporal por meio das modalidades esportivas. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores do CID e gestores das escolas selecionadas, a fim de se analisar a relação estabelecida entre a gestão educacional e o papel educacional do CID nessas escolas, considerando o campo das políticas públicas educacionais. Objetivo: analisar a relação estabelecida entre a gestão educacional e o esporte-educação a partir do papel educacional do CID nas escolas pesquisadas, considerando o campo das políticas públicas educacionais. Metodologia: A pesquisa metodológica apresenta-se como estudo de casos múltiplos teve abordagem qualitativa, apoiada na análise documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. Resultados: Os resultados revelaram que o CID, a partir da sua formação, fundamentou-se em um conceito de esporte competitivo e de alto rendimento. Ao se avançar na pesquisa, percebeu-se, à luz da gestão educacional, uma perspectiva de reorientação pedagógica do CID, por meio da proposição do PPP das escolas e do engajamento dos envolvidos no processo de construção coletiva e integrada Conclusões: A reorientação pode conferir ao CID o aperfeiçoamento do seu papel político, educacional, esportivo e político-pedagógico, em tempos em que a política pública se torna instrumento de garantia de direitos constitucionais e democráticos

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