A Prática Como Componente Curricular na Formação Inicial de Professores de Educação Física
Por Camila Rinaldi Bisconsini (Autor), Arestides P da Silva Júnior (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Juliana Pizani (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Prática como Componente Curricular integra a formação inicial de professores e se constitui como uma ação em potencial para que o acadêmico vivencie a rotina escolar. O objetivo dessa pesquisa foi averiguar a efetivação da Prática como Componente Curricular em um curso de Licenciatura em Educação Física do Paraná/Brasil. Como instrumento, utilizou-se questionário com questões fechadas e abertas, os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo, e as categorias agrupadas por meio da estatística descritiva simples. Participaram 56 acadêmicos de Educação Física, que cursavam a segunda metade do curso. Os resultados apontaram que 71% dos acadêmicos não foram à escola sem ser por meio do Estágio Supervisionado. 61% declararam não ter desenvolvido atividades nas escolas. 93% responderam ter participado de aulas em que o tema da rotina escolar foi abordado. 52% declararam desconhecer o termo “Prática como Componente Curricular”. A Prática como Componente Curricular não é uma ação consolidada no curso de Licenciatura em Educação Física pesquisado, e apesar de alguns docentes abordarem situações próprias das escolas, há poucas oportunidades de práticas para os acadêmicos vivenciarem a ação de “ser professor”. Essa fragilidade pode comprometer a formação inicial dos alunos de licenciatura e fragilizar a relação universidade-escola.