A Prática da Reflexão Para a Aprendizagem de Treinadores Esportivos: Uma Proposta Para Estágios no Ensino Superior
Por Paula Simarelli (Autor), Michel Milistetd (Autor), Roberto Rodrigues Paes (Autor).
Resumo
Introdução:A reflexão, elemento chave para a transformação de experiências em conhecimento, vem sendodefendida como importante prática ao desenvolvimentode um pensamento crítico e, consequente aprendizagemde treinadores esportivos. No Brasil, o estágio em Educação Física é entendido como momento potencial por seaproximar da lógica da aprendizagem experiencial, contrariando a lógica do acúmulo de conhecimentos naformação.Objetivo:Analisar as contribuições do desenvolvimento de práticas reflexivas para a aprendizagem econstrução de um pensamento crítico-reflexivo de estudantes-treinadores em período de estágio.Metodologia:Àluz da pesquisa-ação, serãorealizadas intervenções e coletas ao longo de dois semestres. Serão realizadasentrevistas individualizadas e grupos focais com os estudantes no início, meio e final do processo. Os instrumentosreflexivos utilizados pelos alunos também servirão como fonte de dados.Resultados esperados:A partir da análisetemática dos múltiplos dados, esperamos que os resultados contribuam com a formação de treinadores reflexivosainda no período de ensino superior.