Resumo

Este estudo referiu-se ao ensino do atletismo na escola, investigando a prática pedagógica nas propostas críticas da educação física. O objetivo foi compreender como o atletismo pode ser desenvolvido didático pedagogicamente na educação física. Caracterizou-se por um estudo bibliográfico, embasado nas principais proposições críticas da área da educação física, entre elas a crítico superadora, crítico emancipatória e aulas abertas. Concluiu-se que é possível tematizar o atletismo com materiais alternativos, fazendo transformações didáticas pedagógicas e o ensino da técnica nas três propostas críticas deve ser desenvolvido buscando a aprendizagem dos alunos superando a perfeição de movimentos.

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Moderna, 1996.

BOURDIEU, Pierri. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1997.

CARDOSO, Carlos Luiz. Concepções de aulas abertas. Didática da educação física 1. Elenor Kunz (Org.) 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 121-157.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: Possibilidades e intervenção na escola. São Paulo: Papirus, 2007.

FONSECA, João José Saraiva da: Metodologia da pesquisa científica. UECE, Fortaleza: 2002. Disponível em :

HILDEBRANDT, Reiner.; LAGING, Ralf. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

HILDEBRANDT, Reiner. Textos pedagógicos sobre o ensino da Educação Física. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2001.

KUNZ, Elenor; SOUZA, Maristela de. Atletismo. Didática da educação física 1. Elenor Kunz (Org.) 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. p. 19 – 54.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7.ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2.ed. São Paulo: Editora fontoura, 2012.

MENDES, Diego S. Formação em mídia & Educação Física. UFSC, Florianópolis: Grupo de Estudos Observatório da Mídia Esportiva, 2008.

NASCIMENTO, Marilândia do. Contribuições da inclusão do atletismo no currículo escolar do ensino fundamental 1. In: Revista de divulgação científica. Ágora. Mafra, v. 17, n. 2, 2010.

 

Acessar