A Práxis Pedagógica Na Produção Do Conhecimento Dos Programas De Pós-Graduação Em Educação Física No Brasil: Contribuições Possíveis
Por Leonardo Alves Da Silva (Autor), Lívia Tenorio Brasileiro (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A pesquisa na área de Educação vem ocupando, cada vez mais, um lugar importante no cenário da Educação Física (EF), não somente por possibilitar a produção do conhecimento científico, mas também por contribuir diretamente na identidade docente que, para além do seu percurso universitário, permite estabelecer aproximações com a realidade escolar. Partindo da premissa de que a pesquisa deva ser um processo contínuo, destaca-se no âmbito acadêmico os cursos de formação continuada, em especial os cursos de Pós-Graduação stricto sensu, que fomentam uma ação investigativa/científica sobre a prática pedagógica, a fim de responder às problemáticas advindas do ambiente escolar. Através deste estudo1 procuramos reconhecer: quais as contribuições das produções sobre a Prática Pedagógica em Educação Física dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física – PPGEF no Brasil, quando tratam os espaços escolares? Enquanto objetivo geral, buscamos: Analisar a contribuição das pesquisas sobre a Prática Pedagógica em Educação Física, oriundas de Programas de Pós-Graduação em Educação Física, frente aos espaços escolares. Sendo nossos objetivos específicos: compreender o percurso de consolidação da Pósgraduação brasileira e, no seu interior, da Educação Física; mapear e analisar a produção do conhecimento dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física brasileiros – linha/área da Prática Pedagógica e Formação Profissional; e analisar os limites e as possibilidades apresentados pelas pesquisas sobre Prática Pedagógica dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física brasileiros