Resumo

INTRODUÇÃO

A precarização do ensino público compromete a qualidade da educação, tendo em vista que dificulta o desenvolvimento de componentes curriculares que, a princípio, necessitam de materiais e ambientes específicos para o ensino de seus conteúdos. É o que acontece com o Atletismo nas aulas de Educação Física. Sua importância no contexto escolar é indubitável seja por possibilitar o desenvolvimento de capacidades e habilidades que alicerçam outras modalidades esportivas (BRAGADA, 1999), quanto por oportunizar aos alunos o acesso a um conteúdo tão clássico da cultura corporal (MATTHIESEN, 2007). No entanto, o que fazer quando o espaço onde as aulas acontecem trazem sensação de insegurança para os alunos em decorrência da violência em seu entorno? E quando há o sucateamento dos materiais necessários para a realização dos conteúdos programados na disciplina? Com base nestes questionamentos o objetivo desse trabalho é relatar a experiência ocorrida na disciplina de Atletismo I de um curso de licenciatura em Educação Física, descrevendo as estratégias utilizadas pelo professor para superar tanto a inadequação do espaço de realização das aulas quanto dos materiais disponíveis e sua aplicabilidade na realidade escolar. 

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