A Precarização do Ensino Público: Um Relato de Experiência Sobre as Possibilidades de Se Trabalhar o Atletismo nas Escolas
Por Adriano Ferreira Nobre (Autor), Eduardo Vinicius Mota e Silva (Autor), Lucas Luan de Brito Cordeiro (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A precarização do ensino público compromete a qualidade da educação, tendo em vista que dificulta o desenvolvimento de componentes curriculares que, a princípio, necessitam de materiais e ambientes específicos para o ensino de seus conteúdos. É o que acontece com o Atletismo nas aulas de Educação Física. Sua importância no contexto escolar é indubitável seja por possibilitar o desenvolvimento de capacidades e habilidades que alicerçam outras modalidades esportivas (BRAGADA, 1999), quanto por oportunizar aos alunos o acesso a um conteúdo tão clássico da cultura corporal (MATTHIESEN, 2007). No entanto, o que fazer quando o espaço onde as aulas acontecem trazem sensação de insegurança para os alunos em decorrência da violência em seu entorno? E quando há o sucateamento dos materiais necessários para a realização dos conteúdos programados na disciplina? Com base nestes questionamentos o objetivo desse trabalho é relatar a experiência ocorrida na disciplina de Atletismo I de um curso de licenciatura em Educação Física, descrevendo as estratégias utilizadas pelo professor para superar tanto a inadequação do espaço de realização das aulas quanto dos materiais disponíveis e sua aplicabilidade na realidade escolar.