A prefeitura te paga para isso?”: relando as linhas da educação física com as gramáticas do pipa

Parte de Escrevivências da educação física cultural - Vol.3 . páginas 105 - 121

Resumo

Como o próprio título já sinaliza, pipa foi o tema do trabalho aqui relatado. Passamos o cerol no currículo hegemônico e nas narra-tivas que precarizam o território da escola pública. A tematização foi de-senvolvida ao longo do segundo semestre do ano de 2021 com turmas do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Rita de Cássia Pinheiro Simões Braga. Instituição pertencente à rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, situada na Zona Sul, distrito do Capão Redondo.O início da tematização se deu mediante incertezas e inseguranças im-postas pela pandemia de Covid-19. A primeira dose da vacina estava sendo distribuída aos profissionais da educação. As escolas foram orientadas a atender diariamente apenas um terço do contingente de estudantes, uma vez que era preciso garantir distanciamento. A unidade considerou relevante formar três grupos em cada turma, buscando acolhê-los se-manalmente de modo presencial. Isto é, cada grupo frequentava as aulas presenciais durante uma semana e permanecia duas em casa, realizando atividades pela plataforma Google Sala de Aula.