A presença da gestão do conhecimento em organizações estudantis em uma instituição de ensino superior interdisciplinar
Por Lucas Alexandre de Carvalho (Autor), Ana Júlia Martins De Souza (Autor), Isaac Aparecido Caldeira Rodrigues Dos Santos (Autor), Laís De Lima Amaral (Autor).
Resumo
Alunos de cursos universitários têm procurado mais atividades extracurriculares durante a sua graduação, a fim de complementar, possibilitar mais experiências, conhecimentos, e oportunidades para enriquecer assim a sua formação profissional (Oliveira; Santos; Dias, 2016; Peres; Andrade; Garcia, 2007). Essas atividades são capazes de aprimorar habilidades como comunicação, trabalho em equipe, gestão de projetos, além de ser um meio para criar laços sociais e contribuir com a qualidade das experiências universitárias, bem como melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes (Buckley; Lee, 2018). Quinaud et al. (2019) destaca para a formação de gestores esportivos diferentes ambientes de aprendizagem, como o ambiente de aprendizagem educacional e o ambiente de aprendizagem no trabalho, que podem ser identificados nas atividades extracurriculares. Constata-se então o importante papel das Organizações Estudantis (OEs). As OEs são associações variadas, estruturadas por alunos, com objetivos diversos (Kampf, 2019). Entretanto, alguns problemas nas OEs surgem, como serem de gestão discente e muitas vezes sem uma devida orientação e gestão do conhecimento de suas ações. A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP possui a proposta de ser interdisciplinar e de aplicação de conhecimentos, a instituição possui 6 curso de graduação das áreas de saúde, engenharias e administração. Em sua estrutura, as OEs possuem grande importância, participando até das discussões da instituição por meio de um conselho (FCA, 2020). Compreendendo a importância destas OEs suscitam alguns questionamentos quanto ao conhecimento dentro destas organizações, e como é realizada a gestão do conhecimento, entendendo que a gestão do conhecimento pode ser caracterizada como estratégias agrupadas a fim de formar, obter e compartilhar conhecimentos relevantes a organização e aos seus processos de atuação (Valentim, 2003).