A Presença da Gestão nas Diretrizes Curriculares Para a Formação em Educação Física no Brasil
Por Daniel Marangon Duffles Teixeira (Autor), Vânia Noronha (Autor), Natália Lacerda Faria (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 1, 2018.
Resumo
Com a maior complexidade que educação, lazer, esporte e saúde vêm adquirindo nas últimas décadas, a gestão das atividades desenvolvidas nesses campos passou a ganhar maior importância. Por isso, a gestão está prevista no rol de atividades a serem realizadas por professores e profissionais de Educação Física do país, em escolas ou nas demais organizações em que se fazem presentes, tendo sido incorporada pelas Leis n. 9.394/1996 e 9.696/1998, além de regulamentada pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), por meio do “Documento de intervenção do profissional de Educação Física”, publicado em 2002. Apesar de os saberes sobre a gestão estarem presentes em grande parte dos cursos de Graduação oferecidos no país atualmente, ainda não há consenso sobre como estes devem ser tratados nas matrizes curriculares de Licenciatura e Bacharelado. Por isso, este artigo teve como objetivo identificar a presença da gestão nas normas para a elaboração dos currículos dos cursos de formação inicial em Educação Física no Brasil, do início de sua oferta até os dias atuais. Trata-se de uma investigação qualitativa e sua realização, de acordo com Gil (2010), deu- se a partir de uma abordagem descritiva, bibliográfica e documental. Os dados foram analisados em três etapas: redução, apresentação e conclusão