A Presença do Lúdico nos Memoriais de Professores Durante a Formação Pedagógica
Por Katia Brandão Cavalcanti (Autor), Tereza Cristina Bernardo da Câmara (Autor).
Em V Encontro de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
Este estudo analisa através de Memoriais a presença do elemento lúdico nas concepções pedagógicas de Professores/Alunos do Curso de Pedagogia, promovido pelo Instituto de Formação de Professores Pres. Kennedy, em Natal, Rio Grande do Norte. Para isso, foram formuladas as seguintes questões de investigação: I. De que forma o lúdico é percebido por esses professores? 2. Como eles analisam as suas atuais práticas pedagógicas, tendo como referência o lúdico? 3. Qual o valor que eles atribuem à presença do lúdico nas diferentes metodologias de ensino? Trata-se de uma análise documental que utilizou Memoriais de 21 professores/alunos do IPF. Uma das conclusões obtidas é que o professor reflete na sua prática pedagógica, toda a sua vivência pessoal e profissional, e que a Ed. Física promoveu, neste contexto, o resgate da sua sensibilidade lúdica, através das brincadeiras infantis.