A Produção de Conhecimento dos Professores de Educação Física Que Trabalham com Equipes de Handebol
Por Lara Vinholes (Autor), Mauricio Machado (Autor), Rose Méri Santos da Silva (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A Educação Física é uma ciência na qual se tem possibilidade enorme em relação a área de pesquisa e atuação. Devido a diversidade de conhecimentos possíveis é importante investigar de onde é advindo o conhecimento que os mesmos utilizam em suas práticas. Objetivo: Investigar a produção de conhecimento dos professores de Educação Física que trabalham com equipes de Handebol. Metodologia: A amostra do referido trabalho foi constituída por dez professores da rede escolar de Pelotas que trabalham com equipes de Handebol e que participaram dos Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL) no ano de 2019. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário online composto por perguntas abertas e fechadas. Para a análise de dados foram utilizados princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011). Resultados: Quando perguntados sobre de onde é advindo o conhecimento que os mesmos utilizam em suas práticas, os resultados obtidos foram: experiência prévia, formação inicial, livros e ainda busca de vídeos e informações na internet. Sendo assim, após o questionamento da importância da existência de materiais de apoio de cunho didático-teórico, a maioria demonstrou manifestação positiva nesse aspecto. Por fim, destaca-se que através das respostas foi possível perceber que a experiência prévia com o Handebol foi um grande facilitador em sua prática docente. Conclusões: Conclui-se que dentro do processo de formação de professores de Educação Física, que trabalham com equipes de Handebol, a experiência prévia que os mesmos tiveram em ambientes similares é de suma importância para a sua prática docente. Além disso, verificou-se que a produção de conhecimento dos referidos professores está atrelada aos campos formais, não formais e informais de conhecimento.