Resumo

Introdução: A Educação Física é uma ciência na qual se tem possibilidade enorme em relação a área de pesquisa e atuação. Devido a diversidade de conhecimentos possíveis é importante investigar de onde é advindo o conhecimento que os mesmos utilizam em suas práticas. Objetivo: Investigar a produção de conhecimento dos professores de Educação Física que trabalham com equipes de Handebol. Metodologia: A amostra do referido trabalho foi constituída por dez professores da rede escolar de Pelotas que trabalham com equipes de Handebol e que participaram dos Jogos Escolares de Pelotas (JEPEL) no ano de 2019. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário online composto por perguntas abertas e fechadas. Para a análise de dados foram utilizados princípios da análise de conteúdo de Bardin (2011). Resultados: Quando perguntados sobre de onde é advindo o conhecimento que os mesmos utilizam em suas práticas, os resultados obtidos foram: experiência prévia, formação inicial, livros e ainda busca de vídeos e informações na internet. Sendo assim, após o questionamento da importância da existência de materiais de apoio de cunho didático-teórico, a maioria demonstrou manifestação positiva nesse aspecto. Por fim, destaca-se que através das respostas foi possível perceber que a experiência prévia com o Handebol foi um grande facilitador em sua prática docente. Conclusões: Conclui-se que dentro do processo de formação de professores de Educação Física, que trabalham com equipes de Handebol, a experiência prévia que os mesmos tiveram em ambientes similares é de suma importância para a sua prática docente. Além disso, verificou-se que a produção de conhecimento dos referidos professores está atrelada aos campos formais, não formais e informais de conhecimento.

Acessar