Resumo

O objetivo desta dissertação foi descrever o estado da arte das dissertações e teses que abordam os “futs” de mulheres nos Programas de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF) entre 2010 e 2016. A pesquisa foi quanti-qualitativa, inspirada em procedimentos de estudos do tipo estado da arte e bibliometria. Tomamos como fonte de informação a base de dados construída pelo Projeto Inteligência Esportiva, que levantou a produção de conhecimentos relativos ao esporte e modalidades esportivas dos PPGEF. Esta base contém informações sobre 1.234 dissertações e teses. Selecionamos apenas as que abordaram uma ou mais das seguintes modalidades: futebol, futebol 7, futebol de 5, futebol de 7, futebol de areia, futebol para amputados, futevôlei e/ou futsal. Este processo nos levou a identificar 353 trabalhos. Após filtrá-los a partir de determinados descritores e critérios de inclusão e exclusão, chegamos a um total de 31 trabalhos que abordaram os futs de mulheres, sendo 23 dissertações e 8 teses. As pesquisas existentes trataram apenas do futebol e do futsal. Verificamos que a produção de dissertações e teses sobre estas modalidades partiu de 13 diferentes programas. Vinte e um diferentes pesquisadores orientaram as pesquisas levantadas, sendo que a maioria deles (13 no total) é do sexo masculino. Já no caso dos autores, a maioria (17) é do sexo feminino. A maior parte dos trabalhos se enquadrou na subárea de conhecimento sociocultural (22), seguida pela pedagógica (8) e biodinâmica (7). Os trabalhos possuem diferentes enfoques temáticos, a saber: Educação física escolar, Escolinhas e projetos que envolvem futs, Gênero, Lazer, Mídia, Mulher como atleta profissional, Performance, Produção do Conhecimento, Profissionais dos futs e Saúde. O maior número de pesquisas se enquadra no enfoque Gênero (12). Os trabalhos discutem problemáticas recorrentes no cotidiano de mulheres envolvidas com os futs, como as poucas ofertas de vivência destas modalidades ao longo da infância, o despreparo docente para trabalhar com estas modalidades na educação física escolar, a presença de estigmas que colocam em suspeição a feminilidade das atletas de futs, a erotização dos corpos das mulheres, a pouca visibilidade conferida à elas por parte da mídia, as adversidades de se assumir os futs como carreira profissional, a inferiorização da mulher que ocupa cargos de gestão ou de arbitragem. As críticas realizadas pelos autores que discutiram estas questões se fazem importantes para que determinadas situações não mais sejam negligenciadas. Concluímos que os futs de mulheres vêm demarcando seu território tanto no âmbito esportivo quanto no acadêmico e que a manutenção de pesquisas de mestrado e doutorado sobre a temática se fazem importante para contribuir com o fortalecimento das modalidades tanto na teoria, quanto na prática. Este trabalho oferece subsídios para a compreensão e reconhecimento do que vem sendo produzido sobre os futs de mulheres nos PPGEF no país, e com isto, orientar a produção de novas pesquisas sobre a temática.


 

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