A Produção do Conhecimento e a Pós-graduação em Educação Física: Dialogando com o Programa de Pós-graduação em Educação Física da Ufrn
Por Hudson Pablo de Oliveira Bezerra (Autor), Maria Isabel Brandão de Souza Mendes (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A produção do conhecimento na Educação Física brasileira tem evoluído consideravelmente junto ao processo histórico de consolidação da área. Para tanto, é necessário considerarmos que diversos foram os elementos que interferiram no delineamento desta produção. Entretanto, percebe-se que esta se intensificou a partir da implantação e ampliação dos cursos de pós-graduação Strictu Sensu em diversas instituições universitárias. Diante disto, nos propusemos neste estudo a refletir sobre a relação da produção do conhecimento e a pós-graduação na Educação Física brasileira, estabelecendo diálogos com a implantação do Programa de Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Portanto, embora tenhamos grandiosos avanços no âmbito da produção do conhecimento na Educação Física brasileira, ainda é necessário ampliarmos os espaços dessa produção, dentre eles, os Programas de Pós-Graduação em Educação Física em níveis de Mestrado e Doutorado.