A Produção de Imaginários Sociais Sobre a Escola e Seus Efeitos na Formação Inicial de Professores de Educação Física
Por Bruno Vasconcellos Silva (Autor), Francisco Eduardo Caparroz (Autor), Ueberson Ribeiro Almeida (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 1, 2011. Da página 51 a 68
Resumo
Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.