A psicomotricidade como instrumento educacional na educação física escolar

Por Alan Moraes (Autor), Isleide Steil (Autor), Samantha Patrini Susin (Autor), Elaine Cristina Rodrigues Farina (Autor), Joel Caetano (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2019 . páginas 26

Resumo

O estudo da psicomotricidade vem se mostrando expressivamente importante para se entender o desenvolvimento psicomotor de crianças com idade escolar. Atualmente, esse tipo de integração é importante para saber conviver, por meio da ação, como um meio de tomada de consciência de um corpo uno em que não se dissocia o agir, o pensar e o sentir. A Educação Física é um fenômeno cultural que consiste em ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano, de maneira a favorecer os comportamentos de forma consciente, intencional e sensível, permitindo, assim, as transformações. A diversificação das condições sociais em cada nível escolar e o respeito à individualidade das crianças em cada processo de aprendizagem, de gestos e de movimentos estão sujeitos ao ritmo de aprendizagem e às peculiaridades das relações sociais que existem entre os integrantes de cada grupo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, “[...] não existe movimento sem cognição, e, além disso, há uma relação estreita entre cognição e movimento” (DE NUCCI, 2007, p. 27). Por isso a importância de enriquecer cada vez mais o acervo motor das crianças, a fim que elas cresçam e se tornem pessoas capazes e competentes para desempenhar suas funções motoras e cognitivas fundamentais para a vida.