A psicomotricidade como instrumento educacional na educação física escolar

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2019 . páginas 26

Resumo

O estudo da psicomotricidade vem se mostrando expressivamente importante para se entender o desenvolvimento psicomotor de crianças com idade escolar. Atualmente, esse tipo de integração é importante para saber conviver, por meio da ação, como um meio de tomada de consciência de um corpo uno em que não se dissocia o agir, o pensar e o sentir. A Educação Física é um fenômeno cultural que consiste em ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano, de maneira a favorecer os comportamentos de forma consciente, intencional e sensível, permitindo, assim, as transformações. A diversificação das condições sociais em cada nível escolar e o respeito à individualidade das crianças em cada processo de aprendizagem, de gestos e de movimentos estão sujeitos ao ritmo de aprendizagem e às peculiaridades das relações sociais que existem entre os integrantes de cada grupo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, “[...] não existe movimento sem cognição, e, além disso, há uma relação estreita entre cognição e movimento” (DE NUCCI, 2007, p. 27). Por isso a importância de enriquecer cada vez mais o acervo motor das crianças, a fim que elas cresçam e se tornem pessoas capazes e competentes para desempenhar suas funções motoras e cognitivas fundamentais para a vida.