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Hamilton Ferro me liga perguntando minha opinião sobre a inclusão de Jogos Eletrônicos entre as modalidades oferecidas nos Jogos Escolares Ludovicenses (JELs), competição esportiva organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e da Federação Maranhense de Desporto Escolar (Femade).
Nos Jogos Escolares deste ano, promovidos pela SEDEL-MA, haverá a inclusão de Jogos Eletrônicos, além dos tradicionais, e dos paralímpicos. O evento reúne estudantes de diversas escolas da cidade e serve como etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs).
Alguns municípios que já iniciaram a etapa de classificação local, para participação nos Jogos Regionais e classificação no Estadual já incluíram essa modalidade. 
A questão levantada pelo Hamilton é a adequação dessa inclusão, principalmente nas questões de segurança, e do sedentarismo, pois onde fica o movimento, além das mãos? E quanto à infraestrutura necessária, como consoles, telões, quais jogos incluir? Onde fica a Educação Física – o lúdico e o movimento – nessas modalidades ditas ‘esportivas’, posto que são jogos?
Temos que a Federação Maranhense de Desporto Escolar (FEMADE) desempenha um papel fundamental na promoção do esporte estudantil no Maranhão. Ela organiza e apoia competições como os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) e outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento esportivo de jovens atletas, atuando na estruturação e regulamentação das competições, garantindo que as modalidades sigam padrões técnicos e incentivando a participação de estudantes em eventos que podem levá-los até competições nacionais, como os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
FEMADE - responsável pela organização de competições estudantis no Maranhão, incluindo os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) - conta com uma ampla variedade de modalidades esportivas. Em edições anteriores, foram disputadas quatro modalidades coletivas: Futsal, Vôlei, Basquete, Handebol. Além disso, há oito modalidades individuais, incluindo: Atletismo, Xadrez, Tênis de mesa, Ginástica artística, Badminton, Vôlei de praia, Judô, Natação. A competição reúne atletas de diversas escolas e serve como etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs
Vamos às questões, pois. O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor. Os jogos podem ser utilizados para fins educacionais para transmitir o sentido de respeito às regras e a mensagem de que numa disputa entre adversários haverá sempre um que perde e outro que ganha. Alguns exemplos de jogos são: xadrez, futebol, damas, dança das cadeiras, voleibol, etc. 
Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento.
um papel importante na socialização e inclusão.
Diferença entre Jogo e Esporte
O jogo é definido como uma atividade recreativa, nem sempre competitiva, e os próprios participantes podem definir ou ajustar as regras. O esporte é definido como uma atividade competitiva, com regras pré-estabelecidas e, geralmente os participantes são jogadores ou esportistas profissionais. Os objetivos de cada um também são diferentes. No jogo o objetivo é se divertir, mesmo que seja na modalidade competitiva, enquanto no esporte o principal objetivo é vencer, já que são voltados para o cunho profissional e monitorados por suas instituições.
As instituições, como as federações, ligas e confederações, são quem definem as regras dos esportes, como: o número exato de participantes, o local da prática, penalidades, pontuações, uniforme específico, entre outras. Os jogos não necessitam disso. Por mais que existam regras em alguns, elas podem ser adaptadas conforme o interesse dos jogadores. Por exemplo, na natação, os nadadores devem seguir as regras estabelecidas para competir com outros participantes. Num jogo como o pique bandeira, por mais que existam regras, os próprios jogadores podem adaptá-las. Alguns exemplos de esporte são: voleibol, futebol, natação e jiu-jitsu. Alguns exemplos de jogos são: pique-bandeira, queimado(a), stop (adedanha/adedonha). Nos jogos também há duas classificações importantes. Os cooperativos são aqueles em que há um único objetivo a ser atingido por equipe, que se ajudam ao longo da partida. E os pré-desportivos, que auxiliam na aprendizagem de técnicas, táticas e regras de alguns esportes.
Historicamente, o esporte tem raízes em civilizações antigas, como a Grécia Antiga, onde surgiram os primeiros Jogos Olímpicos por volta de 776 a.C.. Com o tempo, ele evoluiu e passou a ser regulamentado por federações e ligas esportivas. 
O esporte é uma atividade física que envolve competição, regras e habilidades específicas. Ele pode ser praticado individualmente ou em equipe, abrangendo diversas modalidades, como futebol, basquete, atletismo e natação. Além de promover a saúde e o bem-estar, o esporte também desempenha 
Os jogos eletrônicos e os jogos de computador são procurados por jogadores de todas as idades, para jogarem sozinhos ou, por exemplo, em jogos online, com adversários de todo o mundo. É uma atividade estimulante e lúdica. Mas, tal como os jogos de azar, os jogos eletrônicos podem provocar vício, além de efeitos negativos (violência, depressão, medo, riscos para a saúde, etc.) em determinados casos.
Jogos eletrônicos são uma forma de entretenimento interativo que evoluiu significativamente ao longo das décadas. Desde os primeiros experimentos na década de 1950 até os modernos jogos de realidade virtual, essa indústria tem impactado a cultura, a tecnologia e até mesmo a educação. Eles podem ser jogados em diversas plataformas, como consoles, computadores e dispositivos móveis, e abrangem uma ampla variedade de gêneros, incluindo ação, aventura, RPG e estratégia. Além do entretenimento, os jogos eletrônicos também podem ter influências positivas, como o desenvolvimento de habilidades cognitivas, e negativas, como o sedentarismo
Influências Positivas
Desenvolvimento cognitivo – Melhoram o raciocínio lógico, a tomada de decisões rápidas e a capacidade de resolver problemas. Coordenação motora – Jogos exigem precisão e reflexos rápidos, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora. Trabalho em equipe – Muitos jogos multiplayer incentivam a colaboração e a comunicação entre os jogadores. Criatividade – Jogos de mundo aberto e construção estimulam a imaginação e a criatividade.  Tolerância à frustração – Ensina a lidar com desafios e a persistir diante de dificuldades.
Influências Negativas
Sedentarismo – O tempo excessivo jogando pode reduzir a prática de atividades físicas.  Problemas sociais – O isolamento pode afetar a interação social e o desenvolvimento de habilidades interpessoais. Agressividade – Alguns jogos podem influenciar comportamentos agressivos, dependendo do conteúdo e da frequência de exposição. Vício – O excesso pode levar à dependência, afetando o desempenho escolar ou profissional. Postura inadequada – Longas horas jogando podem causar problemas de postura e dores musculares.
O equilíbrio é essencial! Jogar pode ser benéfico, desde que seja feito de forma moderada e consciente.
Esporte, exercício físico e atividade física
A atividade física refere-se a qualquer atividade que envolva o movimento do corpo e algum gasto de energia. As atividades físicas são a base de qualquer tipo de esporte ou exercício físico, mas não possuem necessariamente um sistema de regras ou uma rotina específica. Movimentos ocupacionais, de transporte ou domésticos, são considerados atividades físicas. O exercício físico obedece a uma rotina e um procedimento, baseado na repetição com objetivo de melhoria da condição física. Sendo assim, mais organizado e com intensidade e duração controlados.
O esporte envolve uma atividade física num sistema de regras próprio, com um objetivo definido, em uma competição justa e igual. É um princípio fundamental do esporte que seus participantes possuam iguais chances, guardadas as devidas particularidades, de vencer a disputa.
Assim, o esporte se diferencia das atividades físicas convencionais e dos exercícios físicos por ser um universo próprio com sua própria lógica baseada em uma série de normas e regras.
Os esportes podem ser classificados como:
•    Esportes de invasão — esportes nos quais o objetivo é atingir uma meta (gol, cesta, try, touchdown…) posicionada no campo adversário. Nesse tipo de esporte, ao mesmo tempo em que uma equipe tenta avançar a outra tenta impedir os avanços. São exemplos de esportes de invasão: futebol, basquete, handebol, rugby, futebol americano, etc.
•    Esportes de rede — esportes sem contato físico no qual os jogadores adversários encontram-se separados por uma rede. Nesse tipo de esporte se arremessa, lança ou se bate na bola (ou outro objeto, dependendo do esporte) em direção à quadra adversária visando que o adversário não consiga devolvê-la. São exemplos de esportes de rede: vôlei, tênis, badminton, etc.
•    Esportes de campo e taco — esportes que utilizem um bastão ou taco para golpear ou rebater uma bola. Normalmente, o objetivo é rebater o mais longe possível a bola lançada pelo adversário.São exemplos de esportes de campo e taco: críquete, beisebol, softbol.
•    Esportes de combate - artes marciais e lutas, consistem numa disputa na qual o objetivo é golpear o adversário para pontuar, dominar ou nocauteá-lo. São exemplos de esportes de combate: MMA, Muay Thay, Caratê, Kung Fu, Jiu-jitsu, esgrima, etc.
•    Esportes de marca — esportes nos quais os competidores comparam uma determinada marca alcançada. Essa marca pode ser de tempo, distância ou peso. São exemplos de esportes de marca: natação, atletismo, ciclismo, triatlo, levantamento de peso, etc.
•    Esportes de precisão — esportes nos quais o competidor deve atingir um alvo específico. Os tipos de alvos e distâncias variam conforme o esporte. São exemplos de esportes de precisão: dardos, golfe, sinuca, boliche, curling, etc.
•    Esportes técnico-combinatórios — são esportes nos quais os competidores realizam uma rotina de movimentos avaliada por um júri e convertida em pontos. São exemplos de esportes técnico-combinatórios: ginastica artística, nado sincronizado, saltos ornamentais, skate street, etc.
•    eSports — competição individual ou coletiva de jogos eletrônicos. São exemplos de eSports os campeonatos de: LoL, FIFA/PES, Free Fire, etc.
Os esportes eletrônicos (eSports) geram um debate interessante sobre se podem ou não ser considerados esportes. A resposta depende da definição de "esporte" e das características envolvidas.
Argumentos a favor
Competição estruturada – Os eSports possuem regras, ligas, torneios e premiações, assim como esportes tradicionais. Treinamento intenso – Jogadores profissionais treinam por horas diariamente, exigindo estratégia, reflexos rápidos e habilidades cognitivas. Reconhecimento oficial – Alguns países, como a Coreia do Sul, já reconhecem os eSports como modalidade esportiva.  Aspecto físico – Embora não envolvam esforço físico intenso, exigem coordenação motora, resistência mental e até acompanhamento médico.
Argumentos contra
Falta de atividade física – Muitos especialistas defendem que o esporte deve envolver esforço físico significativo. Natureza digital – Diferente dos esportes tradicionais, os eSports dependem de tecnologia e são propriedade de empresas privadas. Debate jurídico – No Brasil, ainda não há uma regulamentação clara que os classifique oficialmente como esporte.
A discussão continua, e o reconhecimento dos eSports como esporte pode evoluir com o tempo.