Resumo

As tecnologias educacionais tiveram um grande avanço nos últimos anos com sua inserção sendo regulamentada, em 2018, na Base Nacional Comum Curricular. Contudo, há vários motivos que permeiam os desafios e limites para a democratização e a apropriação crítica e sustentável dessas tecnologias, sobretudo nas escolas públicas do Brasil. Diante deste cenário, este trabalho teve como objetivo investigar as limitações e as possibilidades na incorporação de atividades com os óculos de realidade virtual nas aulas de Educação Física escolar do 1°ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa estudantes do primeiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal na cidade de Franca - SP. Os procedimentos metodológicos incluíram a elaboração de uma unidade didática constituída por oito aulas voltadas para utilização dos óculos de realidade virtual (VR Box) como forma de intervenção, por meio de jogos eletrônicos em aplicativos de celular. Para a coleta de dados, foram realizados diários de aula e filmagens. Os diários de aula foram elaborados após a realização de cada aula e tiveram como objetivo registrar os principais eventos ocorridos durante as aulas. Para melhor análise dos eventos ocorridos, todas as aulas foram registradas por meio de filmagens para que fosse possível identificar eventuais manifestações corporais, que apenas os diários de aula e os áudios não captariam. A análise dos dados provenientes dos diários de aula e das filmagens foi realizada de forma qualitativa, por meio dos conceitos Freireanos das situações-limites e inédito viável. Verificou-se ao final do estudo algumas limitações e possibilidades do uso dos óculos de realidade virtual nas aulas de Educação Física, por meio dos relatos dos(as) participantes e demais eventos ocorridos durante as aulas. Ao final, com o intuito de divulgar toda a trajetória da pesquisa e os resultados que obtivemos, elaboramos uma animação no estilo “Draw my life” como produto educacional derivado dessa dissertação.

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