A Relação com o Saber e as Interseccionalidades: Diálogos (auto)formativos Por Uma Educação Física da (re)existência
Por Luciana Venâncio (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Cyntia Emanuelle Souza Lima (Autor), Emmanuelle Cynthia da Ferreira (Autor), Breno José Mascarenhas Sá de Flor (Autor), Iury Crislano de Castro Silva (Autor), Yasmin Gonçalves (Autor), Brena Dias Bruno (Autor).
Resumo
A relação com o saber surge como fundamentação para compreendermos o binômio aprender e saber. A sociologia do sujeito contempla pensar o(a) estudante como ser singular, histórico e com seus próprios sentidos e significados. A educação física é um componente curricular obrigatório nas escolas posto à prova em um (cis)tema de relações de poder, com formas de opressão distintas e frutos de necropolítica atualmente. Maneiras de resistir é ouvir e fazer ser ouvido(a) esses sujeitos que são detentoras do saber quando situações de barbáries tendem a excluir as interseccionalidades que fazem parte da escola, do viver e (re)existir de professores(as) e alunos(as) no cotidiano escola