Resumo

As transformações econômicas, sociais e culturais das últimas décadas têm exigido das pessoas um número cada vez maior de conhecimentos, habilidades e compromissos com a atividade profissional que realizam. Essas mudanças chegam ao ensino em forma de reformas curriculares e administrativas, com o intuito final de preparar o aluno para enfrentar essas transformações. Contudo, as reformas não são efetivas se os agentes da educação (professores e funcionários operacionais e administrativos) não estiverem cientes de suas responsabilidades e compromissos profissionais. Nesse contexto a figura do professor como profissional da educação ganha maior destaque, uma vez que é um dos agentes mais importantes na concretização dos objetivos educacionais. Assim, esse estudo teve como objetivo compreender como o professor de educação física escolar descreve e interpreta suas responsabilidades profissionais. O método de investigação utilizado foi a pesquisa qualitativa-descritiva, com o emprego de duas técnicas diferentes de coleta de informações: um questionário com perguntas abertas e fechadas e, o grupo focal, no qual oito professores de educação física com experiência no ensino fundamental se reuniram para discutir o tema responsabilidade profissional. A partir da Análise de Conteúdo, verificamos que os professores se sentem responsabilizados por uma série de atividades e circunstâncias profissionais que permeiam seu trabalho, entre elas destacam-se: a) a aprendizagem efetiva dos alunos; b) desenvolver um ensino criativo, autônomo e reflexivo; c) responsabilidade pela integridade física, mental e emocional dos educandos; d) manter seu espaço de trabalho organizado e limpo; e) empregar estratégias de aprendizagem diversificadas e motivadoras; f) zelar pela imagem e status da profissão, e g) preocupar-se com o desenvolvimento profissional permanente. Considerando o exposto, percebemos que as responsabilidades dos professores de educação física na escola são muitas e compreendem diferentes âmbitos: administrativo, pedagógico, curricular, social e profissional. Percebemos que a formação inicial é um dos fatores mais relevantes que pode auxiliar no entendimento da dimensão compreendida pela responsabilidade profissional, mas que, contudo, os modelos dos cursos de preparação profissional ainda não são eficientes nesse sentido. Verificamos também que existe uma dificuldade no entendimento e caracterização das responsabilidades dos professores, primeiramente, porque no ensino é comum as atividades específicas se confundirem com um responsabilidade muito maior que cada disciplina comporta, uma vez que é tarefa de toda a sociedade e não exclusiva da escola, cuidar da formação humana e cultural de jovens e crianças. Todavia, verificamos que os professores se preocupam com a qualidade de sua atuação profissional, na medida em que planejam suas aulas, debatem o conteúdo e buscam alternativas para enfrentar os problemas do cotidiano profissional, o que revela também um compromisso com a carreira profissional. No entanto, apesar de todos os esforços não se pode garantir que esse seja um compromisso comum a todos os professores de educação física que atuam na escola.

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