Resumo

O estudo2 analisou a revista Vida Capichaba, 3 publicada na cidade de Vitória, na década de 1920, como fonte para entender um projeto de Educação do Corpo no início do século XX na região Espírito Santo. A revista possuía objetivo comercial e formato de variedades, ela tratava de diversos aspectos do cotidiano capixaba. Recentemente, passou a ser vista como um valioso recurso para compreender o desenvolvimento da cultura capixaba e as representações que circulavam e buscavam impactar sobre diferentes dimensões, como o comércio, a política, a economia, o campo educacional, o esporte e o lazer daquele período histórico. METODOLOGIA Metodologicamente, o estudo amparou-se na crítica documental (interna e externa) para analisar a revista Vida Capichaba como um reflexo das práticas culturais e sociais de sua época. Segundo Bloch (2001), os documentos são criados em contextos específicos, enquanto Le Goff (2003) os vê como "monumentos" que projetam a imagem que uma sociedade deseja criar ou preservar. Utilizamos a noção de Educação do Corpo (Soares, 2021) e Representação (Chartier, 1990), além do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1990), para entender as intenções por trás da produção e circulação do impresso e as representações que ela fazia circula

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