A revista vida capixaba e a educação do corpo na cidade de Vitória no início do século xx
Por Omar Schneider (Autor), Bruna Teixeira Carneiro (Autor), Pierla Izabele da Conceição Vitoria (Autor), Max Alexandre Tristão de Almeida Filho (Autor).
Em XIII Seminário oo CEMEF / III Encontro do gtt Memórias Da Educação Física E Esportes
Resumo
O estudo2 analisou a revista Vida Capichaba, 3 publicada na cidade de Vitória, na década de 1920, como fonte para entender um projeto de Educação do Corpo no início do século XX na região Espírito Santo. A revista possuía objetivo comercial e formato de variedades, ela tratava de diversos aspectos do cotidiano capixaba. Recentemente, passou a ser vista como um valioso recurso para compreender o desenvolvimento da cultura capixaba e as representações que circulavam e buscavam impactar sobre diferentes dimensões, como o comércio, a política, a economia, o campo educacional, o esporte e o lazer daquele período histórico. METODOLOGIA Metodologicamente, o estudo amparou-se na crítica documental (interna e externa) para analisar a revista Vida Capichaba como um reflexo das práticas culturais e sociais de sua época. Segundo Bloch (2001), os documentos são criados em contextos específicos, enquanto Le Goff (2003) os vê como "monumentos" que projetam a imagem que uma sociedade deseja criar ou preservar. Utilizamos a noção de Educação do Corpo (Soares, 2021) e Representação (Chartier, 1990), além do Paradigma Indiciário de Ginzburg (1990), para entender as intenções por trás da produção e circulação do impresso e as representações que ela fazia circula