Resumo
No processo de desenvolvimento desta tese busquei compreender como o tema saúde é significado na cultura compartilhada por professores de Educação Física e estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Estadual de Educação em Uruguaiana/RS? Para tanto, esta investigação está inscrita na rigorosidade metódica da pesquisa qualitativa a partir da etnografia crítica. A análise está centrada nas elaborações teóricas de Zygmunt Bauman, que reflete sobre as implicações decorrentes da busca pela ordem no projeto social moderno. No olhar para a escola, utilizo as lentes freireanas, entendendo que a função social da escola é humanizar as juventudes, incentivando-as a serem mais. Para o trato teórico-metodológico decidi pela etnografia crítica como lente para compreender a realidade do contexto cultural da Educação Física (EF) escolar a partir das relações didático-metodológicas entre estudantes e professores, participantes desta pesquisa. O trabalho de campo envolveu a observação participante das aulas de Educação Física e rotinas escolares, descrições e anotações no diário de campo, entrevistas semiestruturadas, diálogos e análise documental, tendo a duração de quinze meses. O processo de análise das unidades de significado foi desenvolvido ao longo da permanência na escola Rio Uruguai, dando forma às categorias de análise de que este estudo é parte. Esse processo aconteceu com a interpretação das unidades de significado, pelo movimento de triangulação das informações, preservando os pressupostos de validez interpretativa. Foram adotados cuidados éticos, de acordo com a resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde e este projeto faz parte de um projeto maior, aprovado no comitê de ética da UFRGS sob registro 30573. O trabalho de campo revelou que a saúde é o elemento que confere identidade à Educação Física na escola que, através do esporte, incentiva comportamentos que objetivam a saúde. Observei, a partir das intencionalidades pedagógicas, que os significados de saúde compartilhados na cultura escolar da Educação Física da escola Rio Uruguai estão ancorados num modelo biomédico de saúde, condizente com o entendimento de ciência dos tempos sólidos da modernidade. A Educação Física, neste contexto particular, revela uma perspectiva de ciência e saúde característicos da fase sólida da modernidade que parece não dialogar com uma educação emancipatória em tempos líquidos. O trato pedagógico da Educação Física apresenta elementos que contrastam com uma juventude que se liquefaz em experiências culturais. A formação de indivíduos de facto, através de uma educação para a saúde, se apresenta como o inédito viável, pois entendo que a educação na contemporaneidade assume o desafiador papel de transformar a sociedade que vai do estranhamento da realidade à percepção crítica dos sujeitos, sobretudo no que diz respeito às relações de poder que engendram as políticas educacionais e culturais da modernidade líquida.