A singularidade na multiplicidade: Crianças e tecnologias móveis na escola No contexto da cultura digital
Por Lyana Thédiga de Miranda (Autor), Monica Fantin (Autor).
Parte de Pesquisa e formação em Mídia - Educação Física . páginas 70 - 84
Resumo
A provocação do autor localiza uma concepção de comunicação que se ca-
racteriza não só pela descentralização do polo emissor e receptor de uma men-
sagem, mas, sobretudo, pela não-linearidade que configura o contexto. Nesse
panorama, a ideia de que a mensagem é emitida por uma fonte de informação e
recebida por um destinatário torna-se uma simplificação de um fenômeno múl-
tiplo, no qual o processo comunicacional não é mais visto como uma simples
“transmissão de dados” – linear, telegráfica e unidirecional – que desconsidera
o processo de significação que ocorre no contato com o outro. Desse modo, é
importante pensar o ecossistema comunicativo como uma “orquestração” 3 que
inclui a todos: alunos, professores, artefatos, escola, sociedade, cultura.