A Sistematização do Conhecimento Ginástica nas Aulas de Educação Física nas Escolas de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco
Por Rafaelle de Araujo Lima e Brito (Autor), Eliana Ayoub (Autor), Ana Rita Lorenzini (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 43, n 1, 2021.
Resumo
O estudo analisou a sistematização da Ginástica nas aulas de Educação Física, procurando refletir sobre a necessidade de existir uma sequência do ensino visando às aprendizagens dos estudantes. A investigação ocorreu a partir de uma pesquisa qualitativa, em que foram utilizados questionários, entrevistas e observações. Constatou-se que as dificuldades e problemáticas presentes no contexto escolar são diversas. Identificou-se, ainda, que mesmo diante da complexa realidade nas escolas, existe a preocupação com o ensino do conhecimento Ginástica de maneira sistematizada. Desta forma, tal preocupação tem contribuído com a formação dos estudantes das escolas investigadas, mediante as alternativas e ações criadas pelos professores para a sistematização da Ginástica.