A sistematização do ensino da educação física: Uma proposição pedagógica a partir do plano de ensino unificado da rede municipal de Criciúma/SC
Por Jhenifer De Almeida Bernardo (Autor), Guilherme Neves (Autor), Isabela Natal Milak (Autor), Renan Da Silva Vitório (Autor), Wagner Nunes Miguel (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A partir do lugar que ocupamos como professores de Educação Física na Educação Básica, consideramo-nos partícipes de uma trama incessante na luta por uma Educação Pública de qualidade que promova, de forma integral, as máximas capacidades do gênero humano. Não obstante e tão diferente de uma narrativa cinematográfica, nossa trama ganha concretude no campo do real, em um lugar privilegiado e, ao mesmo tempo disputado: a escola. Neste espaço de luta, nossas ações cotidianas, em essencial, a atividade pedagógica, em meio as contradições do real, tornam-se mecanismo de luta que coloca no horizonte a possibilidade de vislumbrarmos uma sociedade mais humana, justa e igualitária, em que, nos dizeres de Gorki, o homem possa se tornar cada vez mais, um homem convertido em homem da humanidade. (LEONTIEV, 1983).