A temática como forma pedagógica: o ensino da Educação Física na Educação Inicial
Por Gislei José Scapin (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 28, n 308, 2024.
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar e descrever um recorte da proposta de trabalho desenvolvida para o ensino da Educação Física na Educação Inicial baseada na forma pedagógica em temas, destacando o brincar como principal atividade da criança. Metodologicamente, são seguidas as diretrizes de um Relato de Experiência do trabalho pedagógico realizado em uma turma de Educação Infantil I (crianças de 4 anos), em uma escola pública municipal da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. resultados, entende-se que trabalhar com temas da prática social ampla e, portanto, trabalhar com temas específicos da Cultura Corporal, atribui um significado amplo à atividade social da criança, traçando relações entre o universal. (práticas ou atividades sociais) e o singular (elementos da Cultura Corporal) através do particular (o jogo). Por fim, este relatório representa uma possibilidade concreta (e uma realidade) de intervenção didática baseada na forma pedagógica dos tópicos.