A Temática Lazer no Currículo de Fisioterapia da Ufmg
Por Larissa Silva Guimarães Arruda (Autor), Hélder Ferreira Isayama (Autor).
Resumo
Esta pesquisa procurou contribuir com o debate da formação e atuação profissional do fisioterapeuta e a sua aproximação com o campo do lazer, uma vez que a pesquisa ainda é incipiente nesse campo. Seu objetivo foi compreender e analisar como a temática lazer é tratada no currículo do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais. No estudo, buscamos identificar e analisar em quais disciplinas o lazer é abordado e quais os conteúdos do lazer que são desenvolvidos. A metodologia foi baseada na combinação das pesquisas bibliográfica e documental. Na pesquisa documental foram analisados programas de disciplinas que tinham como eixo temático o lazer, a recreação, lúdico, brincadeiras, brinquedos, jogos. Para o tratamento dos dados utilizamos a técnica de análise do conteúdo. A partir das reflexões estabelecidas, foi possível perceber que o currículo da Fisioterapia na instituição estudada privilegia os conteúdos biomédicos, apresentando quatro disciplinas que se dispõem a tratar do tema lazer, seja de maneira direta ou indiretamente. Tais análises demonstram que a Fisioterapia pode se aproximar do campo do lazer, a partir da concepção de promoção de saúde e do entendimento ampliado de saúde, contribuindo com o tema através da discussão da educação para e pelo lazer. Para Campos (1998), compreender de forma ampliada o conceito de saúde é fundamental para pensar uma prática interdisciplinar que dialogue com outros campos de saberes. Nesse sentido, torna-se necessário ampliar o horizonte da discussão para além das concepções e práticas de saúde fundamentadas na doença, aproximando o foco na esfera social e na promoção da saúde. Assim, pensar no conceito ampliado de saúde é refletir sobre a formação do fisioterapeuta quanto a sua preparação acadêmica para atuar também na área do lazer, que vem sendo caracterizada como uma possibilidade de atuação interdisciplinar, pois o lazer não é um fenômeno isolado, ele estabelece estreitas relações com as demais dimensões da vida humana: trabalho, família, religião, saúde, educação, política, dentre outras (ISAYAMA et al., 2011). Neste estudo, entendemos que o lazer tem influência na constituição dos sujeitos e que isso interfere em sua condição de vida e saúde, pois é compreendido como um fenômeno que possui ambiguidades, complexidades e contradições no âmbito em que é vivido. Então, podemos pensar o lazer como um importante dispositivo de promoção da saúde, uma vez que suas intervenções e vivências atuam na dimensão lúdica da vida. Abordar a questão do lazer significa considerar a sua importância na vida humana e como ele se configura como um dos determinantes da saúde. Outro ponto encontrado na pesquisa é a utilização do lazer como um meio e não como um fim de si mesmo, enfoque dado devido às características próprias da profissão e desse profissional. A discussão realizada pode auxiliar na construção de propostas curriculares com redimensionamento do lazer no interior do currículo da Fisioterapia, superando a tradição biomédica arraigada na trajetória formativa, que envolva uma formação sólida que contribua com as possibilidades de intervenção do fisioterapeuta no campo do lazer.