A tendência epistemológica assumida por um técnico de equipes escolares de voleibol: caracterização a partir da didática e intervenções verbais
Por Lucas Leonardo (Autor), Tathyane Krahenbühl (Autor), Angélica Maria Pinto Fontes (Autor), Ana Karolina Silva Sena (Autor), Fábio Lima de Oliveira (Autor).
Em IV Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: Os Jogos Escolares do Amazonas é uma competição regional com muito prestígio, devido sua capacidade de promover ao escolar participante a possibilidade de competir dentro de um espaço educacional. E o que os treinadores amazonenses fazem para chegar no objetivo? Objetivo: Caracterizar a tendência epistemológica das teorias de aprendizagem assumida por um treinador de equipes escolares de voleibol Sub 16 e Sub 18 masculino. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo qualitativo. O método de amostragem foi a amostragem por conveniência. Foram observados 10 treinos. Coleta de dados: Registros em diário de campo, gravações de vídeo e áudio. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, e com o software IRaMuTeQ para analisar os textos das intervenções verbais. Resultados: O treinador assumiu um perfil empirista, não abrindo mão deste perfil nas diferentes equipes; o perfil interacionista surgiu em alguns momentos com equipes Sub 18, porém muito limitado a situações específicas dentro de um exercício de jogo; o perfil inatista não surgiu durante as sessões. O princípio pedagógico tradicional mais utilizado foi o analítico-sintético, o que vai de encontro com o seu perfil empirista assumido. Conclusões: O treinador modificou as abordagens das intervenções verbais e procedimentos do planejamento de treino, dependendo da categoria/experiência. Intervenções de domínio técnico e cobranças/reclamações foram mais presentes na equipe Sub 16; e já na equipe Sub 18 as intervenções de cobranças/reclamações e tática coletiva surgiram mais, o que mostra uma tendência de este treinador seguir um modelo tradicional do processo de ensino do esporte. Ao se observar as equipes, o ambiente proporcionado aos alunos/atletas não estaria dentro do ideal levando em consideração o contexto escolar. Ademais, a forma de ingresso dos alunos à equipe em questão tem algumas contradições acerca do que seria o esporte escolar.