Resumo

: Os Jogos Escolares do Amazonas é uma competição regional com muito prestígio, devido sua capacidade de promover ao escolar participante a possibilidade de competir dentro de um espaço educacional. E o que os treinadores amazonenses fazem para chegar no objetivo? Objetivo: Caracterizar a tendência epistemológica das teorias de aprendizagem assumida por um treinador de equipes escolares de voleibol Sub 16 e Sub 18 masculino. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo qualitativo. O método de amostragem foi a amostragem por conveniência. Foram observados 10 treinos. Coleta de dados: Registros em diário de campo, gravações de vídeo e áudio. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, e com o software IRaMuTeQ para analisar os textos das intervenções verbais. Resultados: O treinador assumiu um perfil empirista, não abrindo mão deste perfil nas diferentes equipes; o perfil interacionista surgiu em alguns momentos com equipes Sub 18, porém muito limitado a situações específicas dentro de um exercício de jogo; o perfil inatista não surgiu durante as sessões. O princípio pedagógico tradicional mais utilizado foi o analítico-sintético, o que vai de encontro com o seu perfil empirista assumido. Conclusões: O treinador modificou as abordagens das intervenções verbais e procedimentos do planejamento de treino, dependendo da categoria/experiência. Intervenções de domínio técnico e cobranças/reclamações foram mais presentes na equipe Sub 16; e já na equipe Sub 18 as intervenções de cobranças/reclamações e tática coletiva surgiram mais, o que mostra uma tendência de este treinador seguir um modelo tradicional do processo de ensino do esporte. Ao se observar as equipes, o ambiente proporcionado aos alunos/atletas não estaria dentro do ideal levando em consideração o contexto escolar. Ademais, a forma de ingresso dos alunos à equipe em questão tem algumas contradições acerca do que seria o esporte escolar.

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